Vale a pena recolher contribuições previdenciárias em atraso?

Logo após a publicação da Emenda Constitucional nº 103/2019, que alterou profundamente as regras de aposentadoria no Brasil, manifestamos a opinião de que contribuintes individuais poderiam recolher contribuições em atraso, com o intuito de se beneficiarem das regras de transição estabelecidas pela respectiva emenda. À época, e porque não poderia…

leia mais

O STF e o Trabalho Intermitente

O Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento da ADIn – Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.826 (em conjunto com as ADIns 5.829 e 6.154), está apreciando a constitucionalidade dos contratos intermitentes de trabalho, modalidade esta instituída na Lei nº 13.467/2017 – a chamada Reforma Trabalhista. O julgamento está suspenso por…

leia mais

Redução de Jornada e Salário e Suspensão Temporária de Contratos de Trabalho – Orientações Sobre o Cálculo do 13° Salário e das Férias

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (SEPTME) divulgou, no dia 17/11/2020, a Nota Técnica SEI n° 51520/2020/ME. Esta propõe o pagamento integral do 13° Salário para os trabalhadores que foram submetidos à redução da jornada de trabalho e salário em decorrência da pandemia da Covid-19,…

leia mais